domingo, 27 de abril de 2014

Levantar Peso Também é Assunto de Mulher!


Há muitas visões sobre o que pertence ao âmbito da feminilidade. Levantar pesos geralmente não é uma dessas coisas. Tradicionalmente, a fragilidade, delicadeza e suavidade são vistas como características do feminino, e a força, dureza e aspereza como características masculinas. Coisas que não podem coexistir. A maioria das pessoas imediatamente associam a prática de levantamento de pesos em suas diversas formas com o segundo grupo de termos.  "Ah, não, isso é uma coisa de homens. As mulheres não devem ser 'musculosas'."

Ao mesmo tempo, sempre se ouviu falar de mulheres fortes, valentes, poderosas e guerreiras. Desde as Valquírias até as onna-bugeishas, de Boudica a Rani Lakshmibai. Mulheres pegam em armas.

Mas seguindo com a tmática recorrente do blog, deparei-me com Atena e Ártemis.

Extraído da Wikipédia:

“Na mitologia grega, Atena é a deusa da guerra, civilização, sabedoria, estratégia, das artes, da justiça e da habilidade. Uma das principais divindades do panteão grego e uma dos doze deuses do Olimpo, Atena foi cultuada em toda Grécia Antiga e em toda sua área de influência… […] Assim como todas as outras divindades, que supostamente distribuíam as bençãos da natureza, era a protetora do crescimento das crianças, e como deusa do céu claro e ar fresco, dava saúde e afastava a enfermidade. [...] Como deusa sábia da guerra, também era a protetora de todos os heróis que se distinguiram pela sua prudência e bons conselhos, bem como por sua força e coragem, como Hércules, Perseu, Belerofonte, Aquiles, Jasão, Ulisses e Diomedes. Como deusa da guerra e protetora dos heróis, Atena aparece frequentemente com armadura, com a égide e um cajado dourado, com a qual otorga a seus favortias juventude e majestade."

"Na mitologia grega, Ártemis ou Artemisa [...] era a deusa grega da caça, animais selvagens, da terra virgem, dos nascimentos, da virgindade e das donzelas, que trazia e aliviava a doença em mulheres. É muitas vezes descrita como uma caçadora, carregando um arco e flechas. O cervo e o cipreste eram consagrados a ela. [...] Calímaco conta como Ártemis passou a infância buscando o necessário para ser uma caçadora, recebendo seu arco e flechas na ilha de Lipara, onde Hefesto e os Ciclópes trabalhavam. As filhas de Oceano estavam cheias de medo ao ver os ferreiros monstruosos, mas a jovem Ártemis bravamente se aproximou e solicitou suas armas."

As deusas gregas da guerra, caça, saúde e habilidade são mulheres. Eu não acho que isso é uma coincidência. Nós temos essas capacidades, que são inatas. Não somos bonecas frágeis, a menos que nos permitimos sê-las.

Eu vejo o progresso diário como uma necessidade. Pela prática constante de ações positivas, seguimos em frente afim de atingir um objetivo e atingir a excelência. Na mente, corpo e alma. É difícil não concordar com esses sentimentos gerais. No entanto, a ideia de possuir um corpo cultivado parece assustar a maioria das mulheres – elas pensam que se converterão imediatamente em enormes fisiculturistas. Por causa desses medos infundados, são privadas de uma melhora imensa em seu bem-estar.

Creio que é hora de esclarecer alguns mitos que cercam o exercício físico. Neste artigo de Nerd Fitness, vemos a história de uma jovem chamada Staci, que começou a levantar pesos com seriedade e transformou sua vida, seu corpo, sua mente, em todos os âmbitos, e hoje leva um estilo de vida infinitamente mais saudável.

Por que levantar pesos? Obviamente, não é a única maneira de alcançar o físico atlético e firme tão desejado que as modelos de fitness têm. Muitos esportes também conduzirão a esse resultado. Mas musculação é um dos meios mais práticos e simples. Não é a minha ideia sugerir que é necessário atingir os níveis de competição de elite nem transmitir esse nível de dedicação. Com um programa básico como Starting Strength (o recomendado para iniciantes), de três horas por semana e alguns movimentos básicos são mais que suficientes para obter os imensos benefícios dessa atividade. Deve-se segui-lo ao pé da letra, nada mais. Sim, é preciso levá-lo a sério. Nada de perder horas e horas sobre as bicicletas e ginástica localizada. Ao concentrar-nos em ser mais aptas fisicamente, mais fortes, nossos corpos adaptam-se à tarefa. Nossa rotina diária adapta-se a fim de alcançar a mudança. Nossa massa muscular cresce, a gordura é queimada. Levantando pesos ​​com poucas repetições gera músculo denso. A força que ganhamos é  transmitida para as tarefas da vida diária – cuidar da casa, carregar bolsas e correr atrás de um ônibus serão coisas simples em vez de nos fazer suar ou procurar ajuda de outros. Se a pessoa pratica esportes ou é dançarina, seu desempenho certamente melhorará com levantamento de pesos. Levantar pesos contribui para a densidade óssea e flexibilidade das articulações.

E o que ganhamos além disso? O treinamento obriga-nos a ter uma alimentação saudável e a dormir bem. Caso contrário, estaremos perdendo tempo, porque o nosso corpo não consegue recuperar-se do esforço ao qual o submetemos. O artigo propõe a dieta "Paleo", como a melhor opção, e apesar de estar de acordo por causa de seu alto potencial de saciedade, não é a única maneira de conseguir atingir uma alimentação saudável (pode ser relativamente cara – outros verão como mais simples seguir uma dieta tipo keto, outros acham melhor uma dieta com baixo teor de gordura). Sem seguir uma dieta tão estritamente, nada  melhor como comer alimentos naturais e inteiros – nada de lixos processados cheios de conservantes e açúcar –  e assegurar que a ingestão de proteínas é o ideal, além de controlar um pouco as porções e calorias consumidas (cerca de 1800-2000 por dia), cumprindo assim os requisitos. Mantendo esse nível de calorias, é impossível, repito, impossível de se tornar musculosa como um fisiculturista. Simplesmente, não temos o mesmo nível de hormônios no sangue que permitem os homens atingir esse físico – uma mulher deve incorporar muitas calorias e usar suplementos e drogas. Repito: ninguém vai ter um físico de competição "sem querer". Os músculos que geramos são os que temos a capacidade natural de gerar e controlamos eles através de uma dieta saudável. Os tecidos muscular e adiposo não são construídos do nada, você precisa consumir para permitir a formação. 

E também, necessitamos disciplina, consistência, capacidade de fixarmos objetivos a cumprir e tomar o caminho necessário para atingir esses objetivos – e para fazer correções se não observarmos resultados.
Começamos, então, a ver os benefícios – somos mais fortes porque levantamos pesos, mais saudáveis ​​porque comemos melhor e dormimos mais, mais disciplinadas e dedicadas porque essa atividade requer muitos meses, ou mesmo anos de esforço, mais sábias porque nos educamos e aprendemos a nos alimentar (e também a alimentar nossas famílias!), mais felizes por causa das endorfinas que o exercício produz. O corpo ganha uma aparência firme e com contornos como expressão de mudanças internas. O corpo, espírito e mente são melhorados. Isso tem um impacto positivo em todos os níveis de nossas vidas, as lições que aprendemos transformando nossos corpos podemos levar como lições para qualquer outra coisa – sem mencionar que o exercício pode ser uma excelente maneira de canalizar o estresse, a depressão, raiva e outras emoções negativas em algo positivo.

Essa foi minha experiência também, e depois de muito tempo lutando contra transtornos alimentícios e desgastando-me ao perguntar porque as horas e horas de esteira e as dietas que me deixavam passando fome não adiantavam, sentindo-me gorda e odiando o quanto eu estava fraca e deprimida por isso, descobri o erro dos meus métodos. A balança não te conta toda história: o ponto crucial está na composição do corpo e a musculação é o método mais simples de mudá-la. Por isso quero compartilhar isso com vocês.

Giuliana,
Círculo Atenea Argentina

Nenhum comentário:

Postar um comentário