segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A Arte de Howard David Johnson


Howard David Johnson (nascido em 2 de setembro de 1954) é um ilustrador e pintor amricano fotorrealista. Embora suas pinturas tenham uma veia realista e contemporânea, Johnson cria um mundo folclórico de personagens míticos.
Nascido em Munique, na Alemanha, filho de um oficial da Força Aérea americana, ele foi influenciado pela arte e cultura que conheceu durante uma viagem ao Mediterrâneo e à Europa Central. Começou sua vida como um artista ainda menino, em 1960.

Johnson ilustra para livros, revistas, jogos, filmes, programas de televisão e de computador para a National Geographic Society, Universidade de Cambridge e Universidade do Texas, Adobe Photoshop, PBS, Doubleday, Universal Studios e Paramount Studios, entre outros. Suas ilustrações para livros têm aparecido na maioria das livrarias na América e seus trabalhos têm sido publicados em livros didáticos e aparecem em bibliotecas de todo o mundo.

Seus temas principais são mitologia grega, celta e nórdica, lendas Arturianas e elementos de outras mitologias. Além disso, há artigos extensos sobre sua técnica e alguns de seus objetos de estudo em seu site oficial.
Um proponente de meios mecânicos para a arte visual, tais como fotografia, rastreamento, projeção e computadores, Johnson considera sua arte como um ramo moderno do estilo do velho Colégio Brandywine, iniciado por Howard Pyle. Além da mídia tradicional, ele combina desenho, pintura, fotografia e mídia digital para criar sua Arte Realista.

Johnson tem conhecimento em ciências naturais e história. Como um ilustrador comercial, Johnson não apenas utilizou o computador para criar arte “fantástica”, mas foi envolvido no desenvolvimento e publicidade dos programas de imagens para o Adobe Photoshop. Sua arte tradicional foi exposta no Museu Britânico, em Londres, em 1996. Seu trabalho digital também foi exibido em vários outros museus, tal como o Museu Metropolitano de Arte.

Fundou o Brandywine School of Illustrative Art em 1996 porque muitos artistas realistas do século XX foram treinados em um sistema educacional que ele acreditava ser “abertamente hostil ou indiferente à pintura Clássica e tradição da arte Realista, e que ensinam apenas os princípios da Abstração e Expressionismo”. 









 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário